24
out

Salve Jorge: a novela que assusta os evangélicos

por: Mikaella Campos


Um boicote evangélico a novela Salve Jorge tem chamado a atenção para algo muito grave na Igreja: a falta de maturidade de 99,99999…% dos cristãos brasileiros. Há pelo menos uma semana, o Facebook tem sido dominado por mensagens fundamentalistas, alertando aos “crentes” para o perigo de assistir a essa novela. Segundo os manifestantes, Jorge é Ogum, uma entidade invocada pelos espíritas.

Além de serem medonhos e de igualarem as religiões afro-brasileiras ao Espiritismo, os textos apresentam a doutrina do medo, muito conhecida e difundida pelas igrejas neopentecostais. A ideia propagada é de que a pessoa pode ser amaldiçoada ao assistir essa novela. O pior: usam o nome de Deus para amedrontar o rebanho (on-line).

Sem consciência e de uma forma bem alienada, muitos protestantes, até de igrejas históricas, têm se deixado levar por uma baboseira sem fim criada pelo ilustríssimo pai de santo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo. Chamo-o de pai de santo devido aos rituais realizados em seu terreiro, digo, templo, que se assemelham bastante às práticas da Umbanda e do Candomblé. Como exemplos, podemos citar a sessão dos descarrego, o culto da rosa branca, os banhos de arruda, a sexta-feira forte, o culto dos empresários, sem contar a utilização do sal grosso.

Qual o interesse de Edir Macedo em detonar as novelas da Globo? Ué, minha gente, não é obvio? Os programas da Record, emissora do bispo, estão com problemas de audiência. Sua novela Balaco Baco, mistura de Avenida Brasil com Cheias de Charme, não colou. E a salvação para o grupo é colocar novamente no ar a minissérie Rei Davi. Com isso, o Edir Macedo encabeçou uma campanha para chamar os “crentes” para um despertar. Em vez da Salve Jorge por que não assistir ao Rei Davi, que é uma história bíblia?

Uma coisa que quero deixar clara: aqui não estou defendendo a Globo. Até porque não ganho nada com isso. Nem estou defendendo as novelas. Todas elas, sem exceção apresentam cenas de prostituição, adultério, violência, crueldade, desequilíbrio emocional, falhas de caráter, de personalidade. Acredito que cada pessoa, salva em Jesus Cristo, tem consciência advinda do Espírito Santo para saber até onde pode ir. E a fé no Senhor, no qual eu acredito, nos liberta de todo o fardo. Quem somos nós para interferirmos nas iniciativas individuais? Como a salvação é individual, é importante deixar claro que cada um opta pelo caminho a seguir. Se escolho não assistir, é por uma questão minha com Deus. Posso até compartilhar minha visão, mas não posso obrigar ninguém a ser como eu.

Apesar de acreditar que a novela vai de encontro às minhas convicções como serva de Cristo, não posso participar de uma campanha, falando mal de outras religiões. Uma pergunta que deixo no a: Até que ponto o cristão mostra ser diferente, um ser transformado por Jesus Cristo, ao postar em sua página no Facebook que não vai assistir a Salve Jorge devido às ligações o santo às religiões afrobrasileiras?

Com esse texto, venho chamar atenção dos cristãos, que fazem parte do Corpo de Cristo, para que estejam atentos aos enganos. Você não vai deixar de ser salvo em Jesus porque assistiu a qualquer novela. Sua casa não será amaldiçoada porque você assistiu Salve Jorge. O que torna a vida de um cristão fria é a valorização que ele dá a algo que não seja Deus. Se você deixa de ter um encontro com Senhor para assistir ao desenho do Tio Patinhas, por exemplo, você está em pecado. Você não precisa assistir a Salve Jorge para errar.

Um ponto importante também que preciso falar aqui é sobre as diferenças entre as religiões Espírita, Umbanda e Candomblé. Irmãos, pelo amor de Deus, são coisas diferentes. Antes de falar, procure conhecer melhor para não cometer gafe nem magoar ninguém.

Jorge, para quem não sabe, foi um cristão fervoroso, no século III, que foi perseguido porque professava ser salvo por Jesus Cristo. Ele era uma figura importante no Império Romano, mas foi morto porque defendia os cristãos. Ele era contra a morte dos seguidores de Jesus. Ele conhecia a verdade e não teve medo de revela-la ao imperador.

“A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade.”
Muitos anos após sua morte, é que Jorge Capadócia, como realmente se chamava, foi considerado santo. Como ocorreu com vários outros homens santificados pela Igreja Católica, Jorge também foi relacionado aos Orixás da Umbanda e do Candomblé.

A conclusão que chego é que em vez de ir para o Facebook fazer escândalo por causa de novela, o cristão deve estar preocupado em passar da melhor maneira aos amigos, conhecidos e familiares o amor de Jesus. E para aprender a defender sua fé de maneira inteligente e saudável, leia mais a Bíblia e tire um tempo para refletir. Não use mensagens fabricadas por outros. Nem ache que está defendendo a sua fé ao fazer uma besta campanha no Facebook.

Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine. 1 Coríntios 6:12

Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.” 2 Coríntios 3:17

Mas se alguém lhe disser: “Isto foi oferecido em sacrifício”, não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência, isto é, da consciência do outro e não da sua própria. Pois, por que minha liberdade deve ser julgada pela consciência dos outros?” 1 Coríntios 10:28-29

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1

***
Mikaella Campos é jornalista e blogueira. Edita o seu BLog Pessoal.

NÓIS NAS REDES! E AÍ, O QUE ACHOU? COMENTE!165


165 respostas para “Salve Jorge: a novela que assusta os evangélicos”

  1. Débora disse:

    Sinto muito por voce ter esse pensamento…discordo totalmente,acho que voce precisa rever seus conceitos como “SERVA DE DEUS”

    • Vc tem o direito de não concordar. Sem problemas. Mas, como Serva de Deus argumente ante o texto da Mikaella pra q eu possa me convencer do que está errado.

      • Guta disse:

        Uma análise bem resumida acerca de três pontos, embora tenha percebidos outros, mas, em virtude da pressa ficarei somente nestes três:
        1)”Como a salvação é individual, é importante deixar claro que cada um opta pelo caminho a seguir [...] Posso até compartilhar minha visão, mas não posso obrigar ninguém a ser como eu.”
        bases bíblicas:
        Oseias 4:6/Hebreus 3:12,15/Mateus 28:20/Rm 14:19/Ef 4:16/ Ef 4:29/1Co 10:23/1Ts 5:11-11/1Co 8:1/Gl 2,20 – Vivemos numa era onde a informação é instantanea e inumerosa, entretanto, carente em qualidade. O Evangelho tem sido esquecido, consequentemente o mundo tem se afincado na igreja. E por tamanha falta de conhecimento, o povo tem padecido. Sabemos que, primordialmente, é dever de cada um buscar o crescimento espiritual, isto para o nosso bem e tb para estarmos apto a ajudar os mais fracos na fé, sempre com o auxilio do espirito santo. Mas também temos um mandamento para que sigamos as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. De modo que se torne possível que a igreja cresça saudável, em união. A edificação é importante, feita em amor, pois o amor edifica; feita com sábias palavras capazes de promorer a edificação. Palavras torpes? Jamais! A questão aqui não é a nossa “visão”, pois, se somos nova criatura, morremos para nós mesmo e vivemos para Cristo. Então, o certo seria compartilhar a visão de Cristo!
        2)”Sua casa não será amaldiçoada porque você assistiu Salve Jorge.”
        base biblica: Sobre MALDIÇÕES
        a) Idolatria e Ocultismo. (Dt. 2:15;Êx. 20:1-5.
        b) Sexo desnatural (Dt. 27:20-23. – Adultério, incesto (v. 22),bestialidade(v. 21),fornicação,homossexualismo, lesbianismo,masturbação, etc.
        c) Maldições proferidas por representantes de satanás: Médiuns, feiticeiros, etc. (Nm. 23:23;Dt. 18:10-12.
        d) Desobediência generalizada (Dt. 27:26) –As maldições vem quando desobedecemos a Deus. Esta é a causa principal.

        Sobre modo de vida: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
        (Filipenses 4:8-9)

        Na Biblia nao está escrito: “Não assista novela!”
        Mas quando você assiste e logo se alimenta de “cenas de prostituição, adultério, violência, crueldade, desequilíbrio emocional, falhas de caráter, de personalidade.” (retirados do texto acima) No que será que você pensará? Ou você alimenta a carne ou o espirito. Eles militam entre si. (Gl 5: 17) Se vc alimentar mais um, o outro esmurece. E ao ver este tipo de programação, quem você está alimentando? Não há como contestar. A prova é analisar as suas atitudes depois que a sua carne estiver alimentada.
        3)”Um ponto importante também que preciso falar aqui é sobre as diferenças entre as religiões Espírita, Umbanda e Candomblé. Irmãos, pelo amor de Deus, são coisas diferentes.”
        Neste ponto, analisamos um sutil engano. Para nós cristão não nos interessa sobre as particularidades de tais “religiões” ou de qualquer outra. Para nós importa analisar a essencia de todas elas: IDOLATRIA e OCULTISMO!
        É isso que nos importa. E disso PRECISAMOS NOS AFASTAR.

        Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21

        Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
        Apocalipse 21:8

        Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
        Levítico 19:31

        Se houve, se há esta campanha, ou qualquer outra que seja… E se há interesses de grupos especificos em relação a esta campanha, o que pode até haver, tal situação não invalida a tentativa de abrir os olhos para o conhecimento da verdade que liberta! Pois muitos estão sendo enganados, não conheceram o verdadeiro evangelho, a essencia dele. Por isso é importante que nós usemos os meios que tivermos para levar a verdadeira palavra do Senhor que converge a Cristo, para que seja possivel receber o Espirito, ser cheio do Espirito e transbordar dp Espírito. O qual, sim, convence do pecado, da verdade e da justiça.

    • Wellington disse:

      Essa jornalista pode até ser evangélica e ler a Bíblia, mas com certeza não é convertida e não interpreta a bíblia.
      O que você tem que fazer Mikaella é se converter e nascer de novo em cristo. O pessoal ta mais que certo em ir pro face protestar, olha o que a outra novela fez denegrindo os evangelicos com aquela personagem que se dizia evangelica na novela anterior.
      E você vem com essa se converte garota.

      • Dahiany Carvalho disse:

        Cara, Mikaella Campos, sou jornalista e evangélica, e acima de tudo temente a Deus. Tenta rever seus conceitos a respeito de sua frase que caberia um processo judicial. “Ilustríssimo pai de santo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo. Chamo-o de pai de santo devido aos rituais realizados em seu terreiro, digo, templo, que se assemelham bastante às práticas da Umbanda e do Candomblé. Como exemplos, podemos citar a sessão dos descarrego, o culto da rosa branca, os banhos de arruda, a sexta-feira forte, o culto dos empresários, sem contar a utilização do sal grosso”. Antes de escrever BABOSEIRAS conheça melhor o trabalho de cada igreja, ai então, faça suas escritas, SABEMOS NOS JORNALISTAS QUE ANTES DE ESCREVER QUALQUER TIPO DE MATÉRIA OU ATE MESMO PUBLICAR ALGO DEVEMOS APURAR OS FATOS, VOCÊ COMO EVANGELICA ESTÁ INSULTANDO OS DEMAIS EVANGELICOS. Pense bem antes de escrever algo.

        • Mikaella disse:

          Dahiany, desculpe-me se te ofendi com os termos. Mas, temos que ser sinceros e não há como negar a semelhança da igreja universal com as religiões espírita, candomblé e umbanda. Faz só uma busca no Youtube para achar vídeos dos cultos nada convencionais. E desculpe-me novamente, como cristã reformada não posso considerar a igreja universal & cia pertencente ao protestantismo. E de onde tenho voz para dizer isso a partir da Bíblia.

          • Cristiane disse:

            Gostei da tua colocação. São Jorge foi um mártire, cristão que professava sua fé como não há mais, ele como muitos mártires defenderam o projeto de Deus, confessando sem medo crer em Jesus Cristo e no projeto de salvação, em épocas de total perseguição e intolerância por parte de incrédulos e poderes que buscavam o absolutismo. Infelizmente hoje, o poder absolutista toma conta do Brasil com o ateísmo, tentando interferir novamente diretamente na fé cristã, enquanto alguns “cristãos” usam um admirável e fiel mártire como ferramenta de guerra em nome de Jesus Cristo.

        • Lucas disse:

          Assim sabe, Jesus morreu na cruz pra perdoar os nossos pecados e para termos ligações diretas com Deus, em Atos 3 mostra podemos realizar milagres apenas usando o nome de Jesus, ou seja, não precisamos da flor que suga males, da vassoura de fogo que expulsa o mal da sua casa, a água abençoada, enfim de todas essas coisas que a igreja Universal, Mundia, Internacional usam. Jesus disse “Tudo que pedir a Deus, pede em meu nome” é só isso que eu queria dizer!

      • Mikaella disse:

        Olha, Wellington, só vou te dizer uma coisa: você não sabe ler com entendimento. Pelo menos é o que eu acho, pois no texto eu digo que não estou defendendo novela. Pelo contrário. Mas como você parece não saber ler com entendimento não tem capacidade para entender que o que estou falando é que o cristão não deve ser alienado, maria vai com as outras. Você não deve assistir novela porque um homem, que tem todos os interesses do mundo, está mandando você parar e sim porque tem conhecimento da Palavra de Deus. No texto eu falo e repito para você, no meio cristão há muita gente com imaturidade espiritual como você parece ser. Ao invés de discutir o texto, você vem com acusações só porque não defendi seu ideal de cristianismo. O cristão precisa tirar a capa da hipocrisia, deixar de ser fariseu e tentar realmente viver o que Cristo pregou sem se preocupar em fazer campanhas contra novelas. O que acho mais engraçado é que para o cristão atual fazer campanhas contra novelas, contra religiões espiritas e afrobrasileiras não há problema nenhum. Mas ninguém pode ousar a falar das heresias santas que são anunciadas por aí. Então, te dou apenas um conselho: leia a Bíblia e ore mais para você ser mais maduro.

        • Wellington disse:

          Nem vou te responder como deveria pq vejo que ta com o orgulho ferido visto que minha resposta mexeu com seu ego, a ponto de falar asneiras como falou que não sei ler com entendimento e não sou maduro…. pela sua resposta ficou no ar 2 perguntas, vc é jornalista? vc é verdadeiramente batizada com Espirito Santo?
          Fica na paz

          • E outra coisa maninho. Não sei quem vc é, não sei como articulas tua cosmovisão sobre Deus, Evangelho, mundo, etc.
            Mas…sabe qual é a estratégia da mediocridade? É isso que vc fez em relação ao texto.

            Gosto de gente humilde, gente que articula com sabedoria. Mas o q vi em suas palavras foi algo muito, mas muito inferior ao que alguns blogueiros fazem por aqui:café requentado. Nem isso vc soube fazer.

            Paz e graça mesmo na divergência.

            Pense nisso.

          • Wellington disse:

            zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

        • carlos giovanne disse:

          Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 1 Pedro 1:14
          E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

      • Interessante como vc se expressa ante o que discordas. Quão grande julgamento fazes ó “deus”. E o mais hilário…sem argumento algum. Nem os fariseus eram assim tão vazios como vc.

        Pense. Anda há tempo para humildade e serenidade.

        • Wellington disse:

          O Misael, deixa de ser metido a herudito, o que eu escrevi no ” arte de chocar” ta chocando mais que vocês blogueiros. Ja o tal café requentado no qual referiu, digo que tem cafeteira so aperta e espera o café ficar pronto. Ahhh não entendeu???

          • To sentado esperando argumento…tomando até um cafezinho ..

          • Wellington disse:

            kkkk toma café requentado ai, quem sabe me lembro de vc Misael, só escrevi neste blog porque vi que não sabem defender a postura de um “servo de Deus” a ponto de contestar quando os evangélicos fizeram seu repudio quanto a essa novela. Os gays na PL222 protestaram fizeram e aconteceram e vocês me vem com essa de que é contra tais manifesto….
            E este blog é muito estranho; vocês atacaram todos que falaram contra suas opiniões. foi a ultima vez que postei aqui o nivel de vocês é “muito alto” estou aquem,
            Sei que você é o moderador do pulpito cristão; estava dando uma olhada não sei se foi você ou Mikaella que plageou este texto. Mas todos que no seu blog foi contra este texto você ridicularizou. É cmo um pastor te respondeu você ta fazendo ecumenismo acorda mano achar que tudo não tem nada haver… Antes de criticar o comentário de qualqer um pense antes de postar ou todos evangelicos estão errados ou vocês esão certos.
            E outra coisa sei que ficarão mais instigados, quando souberam que o pastor Silas Malafaia falou da novela e vocês destes blog’s como Pulpito Cristão e noticias gospel estão chateados com ele porque ele andou dando uns esculaxos em vocês no programa dele.

          • Ah, então já entendi seus vagos argumentos.: há um rancor por trás disso tudo recheado de julgamento prévio.

            Mas vamos lá. Vc diz que … “este blog é muito estranho; VOCÊS ATACARAM TODOS QUE FALARAM CONTRA SUAS OPINIÕES. Ainda disse mais…: “MAS TODOS QUE NO SEU BLOG FOI CONTRA ESTE TEXTO VOCÊ RIDICULARIZOU”.

            Acho q a melhor forma de atacar algum leitor aqui é não moderando seus comentários. O meu blog é passivo de divergências. Eu aceito e até gosto delas. O único problema com alguns colegas, é que eles não sabem ler. Lêem torto.

            Mas, voltando,(e já q não vai mais postar por aqui) relembre o primeiro comentário seu sobre esse texto, e veja quem ATACOU/RIDICULARIZOU:

            “Essa jornalista pode até ser evangélica e ler a Bíblia, mas com certeza NÃO É CONVERTIDA e não interpreta a bíblia…”

            Viu? Quem ataca esquece. To só te lembrando.

        • Wellington disse:

          Bom ja que não concorda com meus comentarios e me julga um ‘deus” olha o comentário de Carlos Alberto no linck abaixo; e olha que nem evangélico ele é, não sou da universal como vc pensa e tanto a record como globo fazem novelas que incitam a prostituição e destruição de lares.
          segue o linck

          https://www.youtube.com/watch?v=vbd0ZYd_wNI

      • Esther Barros disse:

        concordo wellington .Nós cristãos temos que ser o sal da terra e luz do mundo .”Pai” a que ponto chegamos? o mundo está tão deturpado do que é errado que não vem mais o que é mau ? povo de Deus n deixeis levar pelas coisas desse mundo ,o rei está voltando.Achoo que não deviam permitir qualquer pessoa escrever aq ,Mikaella vc está mto enganada Eu concordo com o silas malafaia ” cristão não deve assistir essa novela ” assim como todas as outras.O mundo espiritual está mais próximo do que vc imagina ,ou deve imaginar né !o diabo veio pra matar, roubar e destruir .E ele não veio feio ,nem amostra ,se mostrara bom, dirá” não tem nada haver ” cuidado isso não é brincadeira .Deus voltará ,e vc com ele irá?

        • Wellington disse:

          É isso ai Esther.

          • Felipe disse:

            Gente, não pela força nem por violência, mas pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS. Não adianta tentar demonstrar força contra o que nós não somos capazes de mudar sozinhos. Não mudaremos o pensamento das pessoas quanto ao que fazem dentro de suas casas com suas paredes e telhados, protegidos de olhares condenatórios, muito menos das emissoras, que além de tudo, faturam muito com o “horário nobre”. É o ESPÍRITO que deve intervir, falar ao coração de cada crente. A melhor ação do fiél é orar, lembrem-se Or”ação”. Creiam no ESPÍRITO, orem a Ele e serão ouvidos.

    • Valdir disse:

      Desculpa minha amiga mas um abismo chama outro abismo, é evidente que não assisto e oriento minha família a não fazê-lo, é pernicioso e arriscado,ao passo que estarei expondo e induzindo aos meus entes queridos às astutas ciladas do inimigo. Só para lembrar, a Bíblia Sagrada recomenda para que não coloquemos coisas imundas diante de nossos olhos!

    • karlos disse:

      não concordo com isso…. tudo agora é do Diabo ??? que isso jovem… isso é falta do que fazer… ah se o pecado do homem fosse só assistir coisas com MENSAGENS SUBLIMINARES… porque vocês na vão tirar um morador de rua do lixo, tirar um viciado das drogas…. tenho certeza que você ganharia mais.

      a proposito na minha opinião se uma maldição é lancada sobre mim Deus guarda o coração que não ver maldade nisso…

  2. EMÍLIA RESQUE disse:

    Muito bom Mikaella. Concordo plenamente com vc.

  3. Anna disse:

    Débora, me dê argumentos! Quero Bíblia pra vc poder rebater tudo o que está clara e brilhantemente escrito nesse texto, pq essa postura de julgamento do outro que vc nem conhece é o que eu não posso chamar de postura de um servo de Deus!

    Esse texto foi brilhante! O Blog é muito bom! Bom que estão se multiplicando cada vez mais as pessoas que prezam por uma fé com inteligência, uma espiritualidade que não é cega, mas que discerne as coisas e se importa com o que é mais importante, o testemunho de Jesus!

    Simples, vcs acham que Jesus faria uma campanha idiota dessas contra um programa de TV? Ou anunciaria com amor a sua virtude e salvação, chamando essas pessoas ao arrependimento… Aprendam a pensar, crentes!

    • Wellington disse:

      Ana, simples leia o texto abaixo mas interprete ta:
      2 Timóteo

      3.1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,
      3.2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,
      3.3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,
      3.4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
      3.5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
      3.6 Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões,
      3.7 que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade.
      3.8 E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé;
      3.9 eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.
      3.10 Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança,
      3.11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, — que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor.
      3.12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
      3.13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
      3.14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste
      3.15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
      3.16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

      3.17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

      Não é minha opinião mas a palavra de Deus que ta respondendo a você e a Mikaella, quandor ler qualquer coisa na bíblia interprete.

      • Wendel disse:

        Quando ler a bíblia, estude o contexto e pede para o Espírito Santo lhe dar dicernimento.
        VocÊ sabe a quem Paulo se referiu nesse texto que vc trancreveu? Porque Paulo escreveu nesses termos?

        • Wellington disse:

          Caro Wendel, obvio que sei porque ele escreveu, não sou nenhum neofito pra escrever algo que não conheço. Agora se você tem uma outra visão passa pra gente ai, dai ou eu engulo ou rejeito sua teoria, simples assim.

      • Mikaella disse:

        Wellington, esse texto que você usou fala exatamente desse evangelho orgulhoso que é pregado. Será que você não percebe isso?

        • Wellington disse:

          Nada haver Mikaella, o texto mostra exatamente que muitos que hj se dizem de Deus iriam se conformar com este mundo e não é bem assim. O próprio senhor Jesusdisse que o reino de Deus é tomado por esforço. E como assim eu vou aceitar viver uma vida como se eu não fosse de Deus?!!? Olha o que diz ai”Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

          3.17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

          Mas ja perebi que ta vacinada não vou responder mais as suas replicas.

          • Rodrigo disse:

            KKKKKK… A pior coisa que existe nesse mundão de meu Deus é a ignorância, a hipocrisia e o atraso moral. Via de regra os que se dizem cristãos evangélicos, se julgam acima de todos. São os “seres iluminados” que “conhecem a verdade”. Se apegam à bíblia e não têm a menor noção de hermenêutica bíblica. Talvez nem saibam que a bíblia que os socorre, é um livro feito, manipulado, que apresenta escritos definidos por homens. Talvez nem sonhem que a bíblia é apenas mais um dentre os diversos livros sagrados de outras religiões e crenças. Nem mesmo têm a lucidez de se lembrar que a bíblia é mais um livro histórico que narra o que aconteceu em determinado momento da história da humanidade, no espaço geográfico compreendido entre os rios Tigre e Eufrates, no oriente médio. Aliás lembro de uma passagem bacana: a historinha de Esaú e Jacó. Bacana, né a benção de Jeová o Deus dos Exércitos acontecer baseada numa treta, numa mentira…..kakkkkkkkk
            Alguém sabe por exemplo que Jeová era apenas um dentre os Deuses do Panteão de divindades???Alguém consegue entender que Jesus Cristo foi o maior revolucionário de todos os tempos, e que adotou o discurso religioso para falar de política para o mega-ultra-super ignorante povo de israel?? Que foi através da revolução de Cristo que se inciou o pensamento de um dia enterrar de vez o absolutismo???
            Enfim dá para ficar horas escrevendo sobre o que de fato é verdade. Mas infelizmente, como diz a joralista no belo texto escrito, que 99,999% dos cristão padecem da obtusidade de visão, que se sentem no direito de julgar, mas quando alguém lhe aponta o dedo, “isso é coisa do demônio” e etc e tal. Tantos e tantos se deixa levar por figuras como Edir Macedo, Silas Malafaia, RR Soares, e aquele outro da igreja mundial, o “apóstolo” sei lá quem.
            Enquanto essas figuras se divertem a contar o vil metal em suas contas bancárias pessoas pobre de espírito e que se acham salvas porque são evangélicos.
            Vou contar uma historinha pra vcs: Deus não é evangélico, nem católico, nem muçulmano, nem judeu, nem espírita, nem do candomblé, da umbanda ou de qualquer um que se arvore de dono da palavra de Cristo.
            Ao invés de ficarem a discutir sobre assistir ou não novela porque um pastor disse que isso é coisa do diabo, é muito mais produtivo fazer o seguinte: caridade, ensinar alguém a ler, ajudar alguém a fazer um documento, doar sangue, estudar…
            Por fim, nenhum crente e temente a Deus duvida de uma coisa e concorda com o que vou escrever agora: além da vida, o grande presente que Deus nos deu, é o livre arbítrio.

    • Esther Barros disse:

      pois é como o nome do blog msm diz ” arte de chocar” e n de se conformar .Deus diz para nos afastarmos de tudo que não provem de Deus .se vc acha ser “idiota” questionar esta novela veremos então quando cristo voltar. quantos serão enganados pelas coisas banais deste mundo.não é porque edir macedo possa estar fazendo algo errado que irei me revoltar contra deus e fazer o contrário daquilo que ele nos ensinou ,Edir terá que prestar contas com Deus ,assim como todos nós.creio que o pastor silas está certo ,pois ele sim é um homem de Deus.E homem e mulher de Deus tem peito pra enfrentar o inimigo e dizer o que vem de Deus eo que procede de sua boca ,msm que sejam perseguidos por pregarem o evangelho de cristo.Aliás o evangélho prega o maior amor que a humanidade ja conheceu ,e o que o mundo trás?morte,tristeza,brigas ,infelicidade ,depressão ,angustia.nós crentes sofremos tbm como qualquer outro ser humano ,mas nós temos a certeza de que Deus está ao nosso lado nos ajudando e nos fortalecendo .muitas pessoas n sabem porque deus enviou o seu filho para morrer na cruz por nós,vou dizer.Deus permitiu a a vinda de cristo ao mundo ,para mostrar que suportou nossas dores ,nossas angpustias ,tristezas,passou fome ,sede,se machucou ,também viveu alegrias ,e o principal morreu como homem e mostrou que o poder de Deus é tão grande que venceu a morte ,e provou que maior é deus sobre nossa vida do que o que está no mundo,e mostrou que principados e potestades nenhum tem poder sobre a vida de um filho de Deus ,a Benção pode demorar ,mas Deus está conosco cmg e com vc .Deus não é nada menos que MARAVILHOSO ! te amo Deus.

  4. Caio disse:

    Está na cara que o Edir Macedo está desesperado.Afinal o SBT reassumiu a vice-posição em SP,deixando seu canal rede record em terceiro lugar no ibope.A cada dia que passa o canal do bispo aumenta o índice de rejeição,e perde mais e mais audiência!

  5. Caio disse:

    não se iludam por essa campanha ridícula feita pela igreja UNIVERSAL!

  6. Rafaela Goés disse:

    Desde já, o Brasil é um estado LAICO desde 1890, portanto nenhuma religião deve se envolver em política com o objetivo de disseminar o preconceito. Somos iguais perante a constituição, e mesmo assim os religiosos agem fervorosamente contra o Artigo 3° Inciso IV. Além disso, LAMENTO o fato de muitos protestantes não ter o mínimo de conhecimento Teológico (análise das religiões num contexto histórico); pois a novela, fala justamento da figura do Soldado Romano que de acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina, Lida, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar. “Sem mais delongas, termino meu comentário sobre essa propaganda ridícula aqui!!”

  7. Luciana disse:

    Isso é base bíblica, peguem uma e conferem, boa pesquisa a todos…

    Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Êxodo 20:3-4

    Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.
    Levítico 19:4

    Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei.
    1 Samuel 15:23

    Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam.
    Salmos 115:4-8

    Então vieram a mim alguns homens dos anciãos de Israel, e se assentaram diante de mim. E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, estes homens deram lugar nos seus corações aos seus ídolos, e puseram o tropeço da sua maldade diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles? Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Qualquer homem da casa de Israel que der lugar no seu coração aos seus ídolos, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o Senhor, lhe responderei nisso conforme a multidão dos seus ídolos; para que possa apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos são alienados de mim pelos seus ídolos. Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Convertei-vos, e deixai os vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações. Porque qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim e der lugar no seu coração aos seus ídolos, e puser tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta para me consultar a favor de si mesmo, eu, o Senhor, lhe responderei por mim mesmo; e porei o meu rosto contra o tal homem, e o farei um espanto, um sinal e um provérbio, e exterminá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor. E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.
    Ezequiel 14:1-9

    Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
    Romanos 1:22-23

    Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
    1 Coríntios 10:14

    Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
    Gálatas 5:19-21

    Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
    Colossenses 3:5

    • Montcharle disse:

      falou td Luciana concordo plenamente com vc.

      • Luciana disse:

        É isso que tem que ser propagado não é, sem discussão, agora tem aqueles que questionam a bíblia, convém, então, nessa eu me calo……obrigada, até mais….

    • ” Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e um de outro. ( … ) Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins [ imagens ]que estão sobre a arca da aliança que darei as minhas ordens aos israelitas.” ( Ex.25.17-22 )

      Deus proíbe que se faça imagens e depois autoriza? E Josué junto com os israelitas prostram-se diante da Arca com as imagens dos anjos ( Jos.7,1)e não são condenados por um exegeta protestante!? E o protestante ainda fala em respeito ao “contexto bíblico”? O protestantismo é apenas a negação do catolicismo. Nada mais.

  8. Hannah Cláudia Neves disse:

    É bem verdade que o Bispo está mais preocupado com o “boicote” à TV Globo do que com a “santificação” do povo, mas a verdade mesmo é quem muitas novelas (especialmente da Globo) tem forte apelo a idolatria – incluindo esta – vale lembrar que muitos “crentes” ficaramm acompanhando loucamente a tal da “Avenida Brasil”…e ai? Esta pode pq não falava explicitamente sobre um santo?
    Que nós possamos investir o nosso tempo nas coisas do alto e assistamos aquilo que nos edifique…
    “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”
    Filipenses 4:8

    Graça e paz!

    • Mikaella disse:

      Pois é Hannah, devemos deixar de ver novelas da Globo e também da Record, pois todas não acrescentam nada à vida do cristão.

      • Maria do Socorro Rocha disse:

        kkkkkkkkkkkkkk, cada uma! se Jesus voltasse agora ia vomitar em todos nós, bando de pseudos entendidos na palavra de Deus. Jesus mesmo disse: Pelos frutos conhecereis a árvore. Parem de querer enfiar goela abaixo suas crenças e convicções religiosas e tenhamos a humildade de clamar ao Senhor, misericórdia senhor, pois somos pecadores e necessitados de sua graça.

  9. Walter Almeida Jr. disse:

    Gostei do texto da jornalista, mas preciso que seja esclarecido uma frase no texto, quando ele diz “mensagens fundamentalistas”. O que ela quis dizer com o termo fundamentalista? Como não conheço a jornalista, nem a fé que professa, ou qual o seu grau de conhecimento da ortodoxia cristã, prefiro esperar uma resposta para poder então concordar ou discordar, apenas dessa colocação. O restante do texto é muito coerente e expressa minha opinião sobre o assunto em pauta.

  10. Júnior Neves disse:

    Estão peocupados com novelas, se são realmentes evangélicos (uma perte da sociedade que tem meu desprezo pela ignorância e contradição) vão ajudar outras pessoas e propaguar o amor de Deus, que afinal de acordo com o seu “livro sagrado” é o único modo de se ganhar a salvação.

  11. Mikaella, vc não foi inteligente. Tbm não sei oq estou fazendo aqui, mas ja que estou. Em verdade oq eles buscam é isso, defensores como vc. Não estou aqui em nomede nenhuma igreja, mas a sua defesa é flagrante quando ataca a igreja. Lições que estas novelas nos mostram: Morte, familias em guerra, duvida em oq crer, assaassinatos e por ai vai. Pelo jeito tem surtido efeito. Pessoas como vc em defesa deles. Deus é unico, um só. Não é Jorge, Buda, Maria, Marta na disso…

  12. Daniela disse:

    Que absurdooooo!!!!!!!!!
    Isso só mostra o quanto vcs são preconceituosos!
    Se falasse pra não ver a novela por causa da violencia, por causa das cenas de nudez, ou qualquer outra coisa, tudo bem!
    Mas por causa de um santo????
    Vcs não respeitam as outras religiões!
    São Jorge é um santo! E ninguém idolatra ele… e sim respeita pois fez milagres comprovados.
    Cada vez mais vejo o quanto vcs são bitolados!

    • Mikaella disse:

      Daniela, quando eu falei no texto sobre o Jorge não quis dizer que ele é santo. Afirmei que ele era um homem temente a Deus e como vários discipulos de Jesus foi perseguido e morto por professar a fé em Jesus. Não quero aqui discutir sobre adoração ou respeito aos santos, isso é um capítulo a parte, mas só quero deixar claro que nós protestantes não acreditamos que mortos fazem milagres. Só acreditamos que existe um ser capaz de fazer qualquer coisa neste mundo: e ele é Deus. Nossa fé não está focada em mais ninguém. Valorizamos todos os cristãos que contribuíram para a obra de Deus, mas não fazemos orações a eles, nem pedimos nada a eles, pois só existe um caminho e ele é Jesus.

  13. ABIMAEL disse:

    PORRETA O BISPO GALISA DA IGREJA UNIVERSAL, ESTUPROU E MATOU O GAROTO LUCAS TERRA EM SALVADOR BAHIA E A PRÓPRIA IGREJA PAGOU E PAGA ADVOGADOS. SE O PRODUTOR DA NOVELA LIBERAR 10% AI PRA ELES É A MELHOR NOVELA DO MUNDO, TEM FIEL QUE VENDE TUDO PARA DAR A ELES/CAMBADA DE LADRÃO.

  14. Selumiel disse:

    Tenho plena certeza que por detraz disso tem uma guerra comercial entre Record e Globo, nisso você tem toda a razão, porém, quanto ao não falar de religião afro-brasileira, se torna quase impossível, senão impossível atacar o erro doutrinário sem ferir religião A ou B.
    Ser muito igênuo é acreditar que novelas como esta da rede Globo, assim como muitas outras que já foram exibidas, não tenha a pretenção de exaltar o espiritismo ou o candoblé, se é que existe uma distinção entre ambas, e, em contrapartida, procurar denegrir a imagem dos evangélicos, por causa do mau exemplo de Bispo Macedo e CIA. Isso eles fazem muito bem, generalizam.

    Se você quer um texto bíblico, aí vai um.

    Efésios 5:11 – “Não sejais cúmplices das obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.”
    O termo para “REPROVAI-AS” tem o sentido de PROCLAMAR CONTRA. Então o propósito de muitos, assim como eu, não é exatamente falta de maturidade, como a querida irmã pensa, mas um dever de todo cristão maduro e consciente do seu papel de servo do Senhor. Precisamos viver o amor, mas isso não significa que não deva eu PROCLAMAR CONTRA tudo aquilo que fere os princípios bíblicos.

    Veja, com isso não estou defendendo a TV record, para mim é o mesmo lixo da Globo.

    • Mikaella disse:

      Selumiel, precisamos ser inteligentes para defender nossa fé diante de pessoas que participam de religiões diferentes do cristianismo. Não devemos atacá-los e sim mostrar o evangelho, passar a mensagem da cruz.

  15. monica disse:

    gostei muito do seu texto. eu concordo…..novela não é tudo de bom, na verdade traz pouca coisa boa, mas se vou deixa-la de assistir, não é por causa do nome, nem que alguem me mandou não assistir.

  16. Rafael disse:

    POR FAVOR FAÇA UMA CORREÇÃO. NÃO SÃO 99,99 DOS CRISTÃOS MAIS SIM 99,99 DOS PROTESTANTES BURROS E ACÉFALOS. SOU CATÓLICO E ACHO ISSO UMA IGNORANCIA.

    • Wellington disse:

      E vc um babaca,Rafael. Vai beijar a mão do homem de saia e pedofilo. Idiota.

      • suzana disse:

        quanta ignorancia, nem uma religião ou igreja ensina ou encentiva alguém ser pedófilo. respeite a religião e a opinião dos outros

        • suzana disse:

          citas passagens da biblia depois chama teu irmão de babaca e idiota pq não pensa como você. belo exemplo é vc.

          • clarissa disse:

            Na verdade ninguém aqui ama seu próximo ou está preocupado com ele… O que vejo aqui é o ego e a vaidade falando mais alto… Todos aqui só estão preocupados em parecer ser mais santos que o outro… Tenho pena de todos vocês.

          • Wellington disse:

            Chamei sim e não me arrependo e daí???????

      • Maria do Socorro Rocha disse:

        Wellington vc. é cristão? como pode ser tão raivoso ao atacar o Santo Padre, E quem é vc. para falar de pedófilo na igreja católica? ah! esqueci, vocês já se autoproclamaram salvos né? sua igreja, que pela sua raiva deve ser a Universal, é santa e salva, não tem pedófilo, pra não falar dos ladrões da miséria do povo, ignorantes e crédulos. Deusssssssssssssssssssssssssssss.

        • Wellington disse:

          Q isso Socorro, santo padre…. eu que peço socorro kkkkkk. Você me achou raivoso ao falar dos pedofilos? Desculpa aiiiiii!!! rsrsrsrsrs

          • VALDO disse:

            e o marcos pereira? filho. e aquele pastor la da igreja universal la da bahia?
            fala serio vc nao fala alto dos outros para nao querer ouvir dos seus.

    • Mikaella disse:

      Rafael, você não pode caracterizar o protestantismo dessa forma. Nosso foco está em Jesus não nas pessoas. Deus te abençoe.

  17. Elisa disse:

    Olá!

    Sou evangélica recém convertida e, já rejeitei esta novela, não pelo fato do nome ou de fazer referência a São Jorge pois,temos que respeitar a liberdade religiosa de cada um mas, sim, pela violência, prostituição, adultério, desonestidade, enfim, um acúmulo de negatividade e de atos que não agradam a Deus e que estamos cansados de ver no dia a dia mas, que infelizmente são praticados por algumas pessoas. Acredito que novelas deste tipo apenas estimulam ainda mais algumas pessoas a agirem de tal modo. Penso que a televisão brasileira tem que rever seus conceitos e colocar na tv assuntos que acrescentem algo de bom. E, não digo isto fazendo referência somente a novelas mas, também a outros programas como: realiy shows que mostram brigas e gritarias.
    Mas, tenho esperança que o mundo ainda vai acordar desta falsa felicidade em assistir tragédias!

    • Mikaella disse:

      Olá, Elisa. Deus te abençoe na sua jornada como cristã. COmo havia dito: todas as novelas passam alguma mensagem ruim. Devemos ter cuidado com todos os tipos de programação, mas não devemos nos mostrar melhores que as pessoas que assistem. Assim não fazemos o papel de sermos sal e luz para o mundo.

  18. JENE disse:

    CONCORDO PLENAMENTE EM NÓS EVANGELICOS BOICOTAR ESSA NOVELA É PRECISO DAR UM BASTA SABE COMO TALVES SEJA CHAMADA A PROXIMA NOVELA DA GLOBO O PEQUENO PRINCIPE DA QUI A POUCO VAI SER GLORIA AO DIABO E AI VÃO ACEITAR

  19. javan disse:

    vc tá defendendo uma emissora espírita e que tá influenciando pessimamente as pessoas e principalmente as crianças

  20. Parabéns Mikaela, é de atitudes assim que se espera de verdadeiros evangélicos.; Infelizmente a maioria das que temos visto depoê contra os proprios, e denigrem a imagem dos verdadeiros cristãos.
    Sou de opinião que precisamos conhecer profundamente qualquer assunto do qual desejamos falar (expor )publicamente sob pena de nos tornarmos ridículos e anti produtivos; no caso em questão mais uma vesz os evangélico se expuseram de forma infeliz, e depois reclama serem perseguidos.

  21. DEBORA disse:

    PARA MIM TUDO ISSO É UMA DISCUSSÃO TOLA E DESNECESSÁRIA.
    AO INVÉS DE LIGAR A TELEVISÃO P/ ASSISTIR NOVELAS OU “TIO PATINHAS”, PQ NÃO PEGA A BÍBLIA P/ LER.

  22. TEREZA CIRNE disse:

    concordo plenamente com vc, os cristãos tem que ter mais sabedoria pra ganhar o povo. nao vai se r atacando a religiao dos outros que ele vai ganhar as pessoas. deveriam se preocupar mais em ficar julgando e acusando.

  23. suzana disse:

    como espirita kardecista e cristã acima de tudo concordo plenamente cm vc, vamos nos preocupar menos com novelas e mais em nos amarmos e respeitarmos como irmãos que é realmente o que cristo quer de nós.fora da caridade não há salvação. falta de respeito é não respeitar seu semelhante, bando de gente ignorante

    • Mikaella disse:

      Suzana, eu respeito sua visão, mas a essência do evangelho não é a obra nem a caridade. O mais importante é crer em Jesus Cristo e depois reconhecer a natureza pecaminosa, pois todos nós somos indignos diantes de Deus. E por isso, ele enviou seu filho ao mundo para que todo aquele que crer nEle possa ter vida eterna. Depois de conhecer a Deus somos transformados por Ele e recebemos seus frutos, como o amor, a compaixão.

    • Tadeu disse:

      Cara Suzana. Antes de tudo você deve decidir a quem seguir.A Bíblia diz: Não terás 2 senhores. pois agradarás a um e desagradarás a outro. Segundo: você contradiz a você mesmo, quando diz que deve-se amar os irmãos e respeita-los, mas no mesmo texto você os chama de ignorantes. Quando você diz que a salvação depende da Caridade, você é kardecista, mas ser cristã, como você diz também ser, a salvação vem de Cristo daquilo que foi realizado na Cruz, e isso não tem mérito algum de nenhum ser huamano, isso nos foi dado de graça e não depende de nós, o que podemos fazer é acreditar, crer somente. O que foi realizado foi suficiente, não precisa de nenhum complemento, porque se fosse preciso não seria suficiente.

  24. Reginaldo disse:

    Acho graça de vocés evangelicos. não percebe que o bispo macedo esta é fazendo campanha pra aumentar sua audiencia e dinheiro no bolso porque o que vocês dão pra igreja esta pouco. vocês religisos de maneira geral, são muinto trouchas em ves de ficar lendo esse conto de fadas que é a biblia, vocês não vai pesquisar a historia antiga? Tem medo de descobrir a verdade? pesquise e vocês vão descobrir que religião é a maior mentira da umanidade. estamos em 2012 na época da revolução da informatica com 80% da populção com as mesmas manias indigenas de 500 anos atras que quando via um pau de fogo se ajoelhava diante dele.
    Jesus cristo não existiu.
    Os seus personagens não existiu.
    João batista nao batizou jesus no ano 30 porque morreu no ano 27.
    Poncio pilato nunca ouviu falar de jesus.
    Erodoto não mandou matar crianças
    Filon de alexandria não conheceu jesus.
    Os 10 mandamentos foi copiado do livro dos mortos dos egipicios.
    Existiu antes de jesus mais de 10 deuse que tambem naceu de uma virgem. fugiu pra nao ser morto quando criança. tambem fazia cura e tambem ressucitou.
    Espiritos não existem. inferno não existem. capeta não existem.
    Você não acredite no que eu estou te falando? pois é não acredite mesmo nem em mim nem en ninguem. Vai estudar , pesquisar e acreditar em você mesmo. creça como ser umano e descubra que você é tudo e fas parte de um mundo.

    • concordo com voce amigo,os evangelicos tem muitos segmentos e acredito que um bispo que coloca em seu canal aquela pouca vergonha de fazenda com mulheres semi nuas e falando besteiras o tempo todo não merece realmente nosso respeito..porem sou evangelico de corpo e alma e acredito que os evangelicos não deveriam ver essa novela por exaltar um deus que na nossa opinião é pagão,,mais ai vai da consciencia de cada um ,,

    • Mikaella disse:

      Reginaldo, o texto fala de mais uma pessoa que tentar dar outro foco ao evangelho. No entanto, só existe um evangelho e como nós acreditamos nEle. A ciência tenta confrontar, historiadores tentam negar, mas te digo, que mesmo a ciência e mesmo a história não conseguem descredibilizar à Palavra de Deus. Se há em você falta de fé, talvez seja porque você está dando mais valor a sua natureza humana do que deveria. É um quanto orgulhoso negar a existência de um Deus. Mas saiba que Ele existe e é justo e quem viver longe dele aqui na Terra também viverá a eternidade longe dEle. E posso te afirmar que não gosto nem de pensar o quão isso é horrível. Você pode negar a Deus, mas não é possível que ele vai esquecer de você. Por que você não coloca Deus à prova para saber se ele realmente existe?

  25. Joelma disse:

    Bando de hipócritas!

    A única coisa q vejo nessas Igrejas é apenas o preconceito! Muiiitos filhoe e filhas deles , os evangélicos, sendo traficados para o exterior e até mesmo dentro do próprio país servindo de garotos e garotas de programa e os pais, avós, tios e outros fingem q nem sabem!

    E esse tema tá sendo abordado na novela Salve Jorge!
    …E “eles” querem tirar do ar… Hipocrisia PURA!!!!

    Nem de longe sou adepta à qualquer religião, simplesmente não sou hipócrita!

    • Mikaella disse:

      Olá, Joelma. Aqui não defendemos religião, só defendemos a nossa fé em Cristo Jesus. E quando escrevemos em blogs ou falamos de Deus é porque queremos mostrar o que Ele pode fazer na vida de uma pessoa. Nossa missão é falar a verdade, mas sempre reconhecendo com humildade que somos falhos e que diante da grandeza de Deus não conseguimos sequer fazer um trabalho a altura da glória dEle. Fique à vontade para voltar neste blog. Ele não é meu, mas pertence a uma pessoa com sede de pregar o evangelho verdadeiro. Uma pessoa inspirada por Deus, que é o Antognoni, e que pode te ensinar muitas coisas, se você quiser. Deus abençoe sua vida.

  26. clarissa disse:

    Alguém aqui reparou que quem fez aquela montagem da logo da novela não sabe nem a diferença entre esmeralda e rubi?? Alguém aqui já viu uma esmeralda vermelha??? kkkkkkkkkkkkk

  27. Chrys disse:

    Concordo Plenamente com Mikaella .Eu sou cristão e assistia á essa novela,pois agora sei que estava errada fui vítima de uma coisa súper errada. Mais agora sei,não vou mais assistir Obrigada por mim alertar Mikaella.

  28. Mikaella disse:

    Aos amigos que gostaram do texto, deixo palavras de agradecimento. Aos outros digo que como humana sou falha. Então, nunca vou escrever perfeitamente. Nunca vou conseguir agradar a todos. Quando escrevo tento estar com o coração diante de Deus, pois minha intenção nunca é magoar ninguém. Que Deus abençoe a todos.

  29. Fernando disse:

    Oi Mikaela e Misael,
    cheguei neste blog via o Genizah. Gostei do seu texto Mikaela, continue escrevendo assim. É necessária uma voz de alerta ante o caos em que está mergulhado o dito “mundo Evangélico”.
    E expresso também minha tristeza ao ler os comentários. Quanta ignorância e agressividade diante do discordante. Pessoal, é somente um texto, leia e concorde ou discorde, mas não agrida. Nesse texto a Mikaela expõem:
    A) Algumas verdades bíblicas (vide os textos citados)
    B) Alguns fatos notórios (vide a maneira como o “bispo” Macedo lidera sua… bem, igreja”)
    C) Alguns fatos históricos (vide sobre Jorge da Capadócia)
    D) Algumas opiniões pessoais (sobre as diferentes religiões)

    Então, se vc não concorda, simplesmente leia e absorva o que for bom, (na minha opnião, o texto inteiro é bom) e ignore o resto, ou escreva a sua opinião com bom-senso, gentileza e argumentos.
    No mais, fiquem na paz.

  30. Fah disse:

    O povo ama mais polemizar do que entender!!!
    Mas uma coisa é fato, ao mesmo tempo em que o texto afirma que a autora: “não posso participar de uma campanha, falando mal de outras religiões…”, a mesma afronta outra religião/igreja/bispo, afirmando que a igreja/religião do Sr. Edir Macedo realiza “rituais … em seu terreiro, digo, templo…”…
    Eu concordo com a campanha para que evangélicos (desatentos) não assistam a novela, independente de quem foi o precursor da idéia, na verdade, na minha casa não assistimos novela alguma, até porque é sempre a mesma coisa!!
    Se a igreja/templo/religião do sr/bispo/escritor/ousejaláoquefor Edir Macedo, foi a precursora, pra mim td bem, desde que atinja seus resultados.
    Ou podemos encabeçar outra campanha com a seguinte chamada: “Não assista salve Jorge, aliás nesse horário desligue a TV e vá ler a bíblia…”
    ou então: ” Cristão que é Cristão, não assiste Salve Jorge, mas sim: vai pra rua salvar Jorge, Maria, João…”

    Agora uma coisa é fato, eu não conheço a igreja do Edir, nunca fui, e embora eu seja evangélica, pra mim não me faz mal algum, faço meu dever como cristã, atendo ao Ide de Cristo, o que os demais fazem pra mim não faz cócegas, pq preciso me preocupar com as almas que Deus vai cobrar de mim…

    mas enfim… bla bla bla… gosto do blog!! rsrsr =)

  31. Paula disse:

    Concordo plenamente em cada palavra, sou cristã e hj prefiro não utilizar o título de evangélica mais, é tanta coisa errada, tanta gente se deixando enganar.. que realmente sinto-me frustada ao ler certos comentários..
    Bom quando vi a foto no face sobre a novela, achei no momento cômica rs, pois é sabido por crentes e não crentes o tipo valores que as novelas passam, e muito Super-crente assiste, agora só por conta do nome que no caso está relacionado a um (santo, ogum, diabo..rs) ai faz esse reboliço todo né HAUSHA..
    Bom realmente concordo contigo, continue sendo voz e mostrando a verdade atrás dos nossos “profetas” :) um beijo e Deus abençoe.

  32. Edson Santos disse:

    Parabéns Mikaella, pelo seu texto, você resumiu a atualidade cristã em nosso país. Infelizmente há uma quantidade enorme de cristãos que ainda precisam amadurecer. Fica a mim evidente que o conhecimento da verdade que liberta não faz parte do cotidiano de uma grande parte da cristandade brasileira. Deus abençoe você e continue te dando sabedoria.

  33. Rosa disse:

    Gostei do seu texto,tudo foi bem colocado e de forma inteligente.Parabéns.

  34. Carlos disse:

    Boa tarde, Mikaella!

    Não sou muito entendido em matérias de jornalismo digo a formas de se expressar a verdade, tenho visto frequentemente, assuntos ao logos de anos sobre cristãos, não poderem assistir novelas, em parte concordo, não por ser uma novelas espirita ou algo assim, mas sim por muitas vezes denegrirem a imagem dos cristãos. Raramente ou quase nunca se ver em novelas algo de produtivo, a não ser citação de violência, sexo, traição, e um amor superficial. A bíblia diz: que “Todas as coisas me são lícitas mas nem todas me convém 1 Cor 6:12″ eu Creio que um cristão consciente pode tem toda a liberdade de assistir mas porém será que convém? Digo isso pois vivemos em um tempo onde o próprio tempo e precioso. Como disse anteriormente não seria melhor para um cristão estar lendo a bíblia se fortalecendo em oração pelo motivo de que o Retorno de Cristo está tão perto?

  35. carlos disse:

    Esse e o grande problema no meio do povo de DEUS, estão se conformando com esse mundo, como posso aceitar qualquer tipo de novela ou programação dentro da minha casa, onde tem cena de prostituição, drogas, avós colocando suas netas para se prostituirem, homens e mulheres traindo no casamento, ensimando que isso e normal, como posso aceita isso, pois a palavra de DEUS diz o seguinte:Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4.
    e ainda: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2. que DEUS abençõe a todos vocês

    • Mikaella disse:

      Carlos, querido, onde aqui estamos nos conformando com este mundo? Pelo contrário, estamos revendo apenas conceitos nada cristãos que são difundidos por aí. É necessário ler com mais paciência os textos, sem avaliar com um pré-conceito. É isso.

  36. Pr disse:

    toda é do capéta

  37. Wellington disse:

    Já que não gostaram de meu comentarios Misael e Mikaela ouça de alguem que ja trabalhou na rede esgoto… E vocÊs acharem que essa novela ñ é um caos pra familia não só essa mas as da recod tbm Balacobaco etc…..

    Segue o linck

    https://www.youtube.com/watch?v=vbd0ZYd_wNI

    • Mikaella disse:

      Welligton, até agora você não entendeu. Não defendemos a Globo. Pelo amor! Ninguém aqui tem dúvidas sobre os interesses mercadológicos da empresa, mas o que mostramos é que também não temos dúvida dos interesses mercadológicos do ilustríssimo Edir Macedo. A questão aqui não é defender novelas. Todo mundo pode encontrar algo mais útil para fazer. O que defendemos é a capacidade de pensar conduzida pelo Espírito Santo não por um herege, que está mais preocupado em aumentar a audiência da sua emissora do que pregar a Palavra de Deus.

      • Wellington disse:

        Ahhh, agora que vc foi mais clara entendi, também concordo com que falou. Mas antes de se expressar a quem endereçava essa postagem; deu a entender que todos evangelicos estavam errado.
        Pra lhe ser sincero depois deste artigo publicado aqui em seu blog que fui atras e descobri quem foi o “inventor” dessa campanha. Olhando agora com mais precisão tbm não concondo com o Sr. Edir Macedo de fazer campanha só pra derrubar a rival Globo.
        Deveria se fazer uma campanha pra se envolver mais com as coisas de DEus.
        Abração Mikaela e bjo no coração!!!!!!

  38. Dann disse:

    ♫O fogo ardeu, o anjo falou, Mas onde está o amor♪
    Quem vencerá? uma guerra entre irmãos, uma guerra perdida!
    #vergonhalheia!

  39. Taila Roberta disse:

    Fico com Mikaella no seguinte: Novela é sempre novela. Umas são mais picantes, como Gabriela, outras mais polêmicas quanto à religião divulgada, como a atual Salve Jorge, outras velhas como Estrela Guia, a Viagem…As Novelas da Record não deixam de serem novelas, que trazem temas atuais e polêmicos para discussão, porém aparentemente tb incentivam ao pecado…O verdadeiro cristão, no MEU conceito e opinião, é aquele que assiste qualquer novela, lê qualquer livro e não se deixa influenciar por ele. Não radicaliza impondo sua opinião, e ama a todos independente de seu credo. Tb concordo quando diz que o bispo parece pai de santo, em parte: ele inventa rituais não apoiados pela Bíblia. Porém tb concordo com certa leitora que disse ser excelente o trabalho da igreja Universal, pois está trazendo pessoas para Cristo, agora se o bispo é pai de santo mesmo, já está condenado, e as pessoas que vão a sua igreja com coração sincero, salvas.

    • Mikaella disse:

      Talita, não duvido que exista pessoas salvas em igrejas heréticas, mas isso ocorre por um milagre inexplicável de Deus. No entanto, não é por isso que devemos aceitar a pregação torpe da Palavra de Deus. Ela é uma só, não mente. Ninguém pode complementá-la com interesses próprios. E não temos que ter medo de mostrar a Verdade. Fique na paz.

  40. vani disse:

    DEUS AMA A TODOS, NOSSA LUTA NÃO É CONTRA O SANGUE E A CARNE É CONTRA O ESPIRITO.VIVAMOS EM PAZ INDEPENDENTE DE RELIGIÃO.

  41. Lilian disse:

    Procurem uma igreja e revejam estes conceitos que estão publicando…precisam ter cuidado para falar e criticar assim as pessoas e as coisas que Deus abomina…Blog cristão?? Cristo não é acusador… para começo de conversa…e não temos o direito de julgar as pessoas…Somente Deus tem esse direito e ele sonda nossos corações e sabe de todas as coisas…portanto, vamos cuidar do nosso carater, do que nós fazemos e orar pelos demais…o que acham???

    • Mikaella disse:

      Estamos julgando as pessoas ou os atos? Ninguém aqui condena ninguém, mas tentamos não ser simpáticos às práticas mentirosas.

      • serva de deus disse:

        A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VC MICAELLA….
        a palavra de DEUS fala que ele esta atras de adoradores em espirito e em verdade..devemos adorar a DEUS,e amar ao nosso proximo minha amada..fazendo comentarios como esses dos seus proprios irmão em cristo,vc nao vai ganhar as pessoas para jesus..se tem algo que te encomoda em aluma religiao ou pessoa..va orar e pedir soluçao a DEUS…
        deus te abençoe e te te cada vez mas sabedoria.

  42. Deborah disse:

    É Mikaela, pelo visto vc não se deu mto bem com esta publicação. Vc falou contra a campanha de Jorge. Quem mandou? Agora aguenta. kkkkkk… Parabéns!!! Assino em baixo.
    Qt alguns comentários eles não entenderem pq nosso país é mto pobre em educação. Se vc não sabe interpretar um texto fica mto difícil entender o que está contido nele. Infelizmente esta é uma realidade nacional. Não estou querendo ofender ninguém aqui, por favor me perdoem.
    Mtos entenderam q vc fez apologia a novela e não foi isso que vc escreveu. Uma pena. Infelizmente as seitas neo-pentecostais brincam com seus membros de ‘façam td que o mestre mandar’ e eles cegos só repetem o que estes mandam. Embora mtos não sendo neo-pentecostais tbm tenham aderido as seus movimentos com exceção da prosperidade. Conheço mtos.
    É isso aí, minha irmã. Vc é 10! Eu tava afim de conhecer uma mana engajada nesta causa tbm, lutando contra as heresias pregadas nas nossas igrejas. Já tava me sentindo sozinha no clube dos manos. rsrs… Eu só não tou no clube da predestinação. Espero não ser problema para andarmos juntas. Grande beijoOOO!!!

    • Mikaella disse:

      Deus te abençoe, Deborah. Estamos aí na luta para que nosso ego diminua e o evangelho de Jesus seja engrandecido.Somos pequenos demais, né? O problema é que quando tentamos mostrar que a arrogância não vem dos céus, somos combatidos, xingados e humilhados. Mas não quero ser popular. Já tive meu momento de querer ser reconhecida. Hoje, meu alvo é apenas é a restauração trazida pelo evangelho. Não estou preocupada em agradar às pessoas. Minha preocupação é agradar a Deus. E nisso percebo que falho… Estou longe de atingir a perfeição de uma serva inútil. Depois me add no Facebook para a gente conversar mais. Abraços e fique com o Senhor.

  43. Habakkuk disse:

    Que o amor de Deus possa entrar no lar de cada um e em seus corações, essa a resposta que tenho para toda essa contenda. “Se verdadeiramente o filho vos libertou, verdadeiramente seres livre”.
    Deus em Cristo vos abençoe e lhes dê o dom do dicernimento espiritual.

    grça, paz e misericordia a todos

  44. carlos disse:

    como tudo que vem dos evangelicos , não passa de besteiras e idiotices . vai procurar o que fazer. igreja evangelica =lavagem cerebral. tenho verdadeira ogeriza a esta religião. sigo a Deus . diga não a pastores e pastoras , são todos um bando de pessoas de carne e osso como nos . mas se acham superiores . eca que nojo de evangelico

  45. Lais Alves Rodrigues disse:

    Gostei da postagem …

  46. FERNANDA disse:

    EU TO CHOCADA COM O QUE LI E AO MESMO TEMPO FELIZ,POR DEUS TER TANTA MISERICORDIA DE NOSSAS VIDAS,EU ASSISTIA ESSA NOVELA,MS N ASSISTO MAIS!!!!

  47. Joao de Deus disse:

    Queridos irmãos (as), a paz do Senhor Jesus,minha esposa trabalha com Dpt.infantil em minha congreção, e toda semana ela me conta situações de crianças espondo situações de novelas, tipo *Gabriela” e outras con cenas fortissimas de prostituições, fortalecimentos de mudanças de sexos, com apresentações de homens em traves de mulher,prostituição,, adultério, Nosso adversário (o diabo) está brincando com a Igreja de nosso dias, pois infelismente hoje ainda temos pessoas que se dizem crentes tentando argumentar sobre imagens se as mesmas pertencem ao diabo ou não, essas emissoras de televisão devem pensar que nossos lares são lixões espalhados por este pais, a ponto de querer que familias assitam tais porcarias, porque que vou dizer que não é errado, em meio as cenas observamos a idolatria a idolos esplicita, sendo apresentada a todos, devemos sim boicotar tais emissoras que não respeitam as familias, e conclamar nossos pastores para que façam valer em suas igrejas a verdadeira educação cristã. a fim de termos Jovens adolescentes e crianças com uma boa formação cristã, compreendendo sim que é pernicioso tais programas de televisão. Precisamos reviver os dias de Sadraque, Mesaque, e Abdenego, neste pais conrrompido Dizendo “….nós não nos prostaremos diante de tua imagem o Rei, fique sabendo que o nosso Deus a quem servimos pode nos livrar da tua mão e da tua fornalha…”.

  48. MAURO COSTA disse:

    Amigos, gostaria de fazer apenas duas colocações:
    1) Quem se identifica como servo de Jesus, não assiste a novela nenhuma. Mesmo porque elas sempre são exibidas em horário nobre, ou seja, horário de culto.

    2) Esse tipo de discussão, além de nada acrescentar à nossas vidas, certamente irá aumentar a adiência no horário.

    FIQUEM NA PAZ… MARANATA.

    • Mikaella disse:

      Concordo com o que você disse, mas vou ampliar: deixamos de fazer muitas coisas de DEus para ver TV e usar internet. Não só assistimos novelas, mas também séries, filmes. O problema não está em assistir a TV nem usar a internet. O problema é a prioridade que damos a outras coisas mundanas e não damos ao relacionamento com Deus.

  49. Duda disse:

    Estao vendo irmaos(se assim posso chama-los) essas novelas,ou melhor,televisao no geral servem somente para confundir as cabeças dos crentes… Se uma pessoa mundana visitar esse blog e visualizar os comentarios,vai ficar horrorizada com a desuniao e o desentendimento dos que dizem que creem na palavra do Senhor,acho que cada um tem o direito de expor suas ideias,sem ofender ninguem,cada um tem plena consciencia de seus atos,e sabe que de tudo isto(bom ou ruim) DEUS PEDIRÁ CONTA..! fiquem com Deus e um abraço..

  50. Josy disse:

    Voce escreve muito bem, mas, até que ponto vc se considera SERVA CRISTÃ? Compreendo que todas as pessoas tem direito ao livre arbitrio, mas os SERVOS DE DEUS estão aqui para conduzir as pessoas ao bom caminho, devemos ganhar almas para Deus……………..

    • Mikaella disse:

      O fato de não concordar com uma campanha mal feita, que tem procedência duvidosa, significa não ser cristã? Acho que você não leu o texto. Acho que você não quis entender o que falamos. Em nenhum momento defendemos novelas. O que defendemos é consciência cristã e maturidade. Mas o que me intriga é sua falta de amor. O fato de você não concordar com minha visão não te dá o direito de dizer que não sou cristã. Quanto ao fato de “conduzirmos às pessoas ao bom caminho”, te digo uma coisa: a intenção desse blog é falar do verdadeiro evangelho, falar do amor de Deus, mas alertar sobre as heresias e enganos que existem por aí. Se você dedicar um pouco do seu tempo à leitura bíblica vai verificar que no Novo Testamentos, os apóstolos escreveram vários textos de exortação para que as pessoas estejam atentas ao Verdadeiro Evangelho. O que fazemos aqui é falar do amor de Jesus e apresentar a sua doutrina. Mas realmente não ganhamos almas para Cristo, porque acreditamos que apenas o Espírito Santo pode fazer isso. Nosso papel é apenas levar o Evangelho. E É isso que fazemos aqui.

  51. Marta disse:

    Prezada Mikaela você jogou fora uma grande oportunidade de falar do amor de Deus, e mais que isso você perdeu uma grande oportunidade de ficar calada. Gastou suas palavras apenas vou te dizer: Busque mais a Deus e peça sabedoria a Ele. Faça isso e depois escreva outro protesto. Você vai a diferença do que serve a Deus do que não serve.

    • Mikaella disse:

      Marta, para você vou usar parte da resposta de cima: a intenção desse blog é falar do verdadeiro evangelho, falar do amor de Deus, mas alertar sobre as heresias e enganos que existem por aí. Se você dedicar um pouco do seu tempo à leitura bíblica vai verificar que no Novo Testamentos, os apóstolos escreveram vários textos de exortação para que as pessoas estejam atentas ao Verdadeiro Evangelho. O que fazemos aqui é falar do amor de Jesus e apresentar a sua doutrina.Mas considero um equívoco seu dizer que perdi a oportunidade de ficar calada. Por que devo me calar diante de tantas coisas erradas que vemos no meio cristão. Talvez você tenha perdido a oportunidade de refletir melhor sobre as suas palavras e sobre o texto, pois em nenhum momento defendemos novelas nem a rede globo.

  52. Marta disse:

    Prezada Mikaela você jogou fora uma grande oportunidade de falar do amor de Deus, e mais que isso você perdeu uma grande oportunidade de ficar calada. Gastou suas palavras. Apenas vou te dizer: Busque mais a Deus e peça sabedoria a Ele. Faça isso e depois escreva outro protesto. Você vai a diferença do que serve a Deus do que não serve.

  53. Paulo Cruz disse:

    Vamos continuar combatendo essa imundices que, não só a rede globo, mas qualquer outra rede que lance essas sementes do mal em nossos lares. Devemos lembrar que não temos o poder de convencer ninguém, muito menos essa jornalista, do seu erro porque quem convence é o Espirito Santo de Deus. Quem é de Deus vai ouvir e entender. Evangelho segundo João capitulo 10.

    • Mikaella disse:

      Qual é o meu erro? Aponte. Não acuse apenas. Fale o que está errado.Mas não se esqueça de pontuar os erros a partir da Bíblia. Ok? Só te digo uma coisa: debates não plantam semente do mal na casa de ninguém.

  54. Letícia disse:

    A rede globo é espirita e ponto final. E mais a amada gloria perez teem sim um problema com os evangelicos, e eu descobri o tal motivo, pelo fato de o assasino de sua filha , ter se convertido, e hoje ser dá igreja batista.

    Ela constantemente ataca os evangélicos, e nada de bom espero e alguém que xinga quem nem fez nada com ela.

    Pra mim acaba por aqui. e eu não assisto essa novela, afinal nã sou a favor de santos e tudo mais. não xingo porém não vejo :)

    • Mikaella disse:

      Não sei se a Glória Peres é espírita, umbandista ou do camdomblé. Isso realmente não me importa. O que importa é que o evangelho seja pregado inclusive para ela para que ela também possa crer. O fato dela ter outra religião não nos dá o direito de condená-la ao mais profundo sofrimento. Nosso desejo deveria ser de vê-la ser restaurada por Jesus para que ela possa suportar a perda da filha. Quanto ao Guilherme de Párdua, assassino frio e calculista da Daniella Perez, filha de Glória Perez, não posso concordar com a afirmação de que a autora não gosta dos evangélicos porque ele se converteu na Igreja Batista. Li algumas informações no blog dela sobre o assassinato da filha em que ela agradece a alguns cristãos protestantes pelo apoio que a deram. E digo outra coisa: o fato de Guilherme de Párdua ter se convertido, teoricamente, não o faz melhor que ninguém. Ele é um pecador. Espero que tenha se arrependido de coração da morte brutal que cometeu. Mas sinceramente, não vou defendê-lo e fazer dele um inocente só porque ele é hoje da Igreja Batista. Ele matou a filha daquela mulher. E nós não devemos diminuir o sofrimento dela só porque ela segue outros conceitos religiosos. Deveríamos demonstrar mais amor às pessoas. Hoje, pregamos o ódio, a intolerância e não o amor. Será que estamos cumprindo com nosso papel? Pregar o amor não significa compartilhar das mesmas ideias das pessoas, mas significa ter uma compaixão e levar o evangelho puro, simples anunciado por Jesus.

    • VALDO disse:

      a record e evangelica e ponto final.
      vou assistir a fazenda.

  55. karen da penha disse:

    Prezada Mikaela

    Olhando superficialmente tudo que tu falaste parece correto, porém eu fico com o próprio versículo que tu citaste:
    Mas se alguém lhe disser: “Isto foi oferecido em sacrifício”, não coma, tanto por causa da pessoa que o comentou, como da consciência, isto é, da consciência do outro e não da sua própria. Pois, por que minha liberdade deve ser julgada pela consciência dos outros?” 1 Coríntios 10:28-29.

    Observe o testemunho do Pastor Aldo Nascimento na Internet

    e veja se antes de colocar uma novela ao Ar a Globo não faz um ritual de sacrifício humano e consagra suas novelas para obter uma audiência sobrenatural. Uma das maiores causas da quantidade de crianças e pessoas desaparecidas sem solução.
    “Tudo que for oferecido a sacrifício não coma”.

    E é neste aspecto que ao assistir as novelas estamos dando passagem livre para os demônios dentro de nosso lar; sem falar que estamos sendo coniventes com tamanha barbárie. Um grande abraço – Deus tenha misericórdia do povo Brasileiro

    • Mikaella disse:

      Olá, Karen. Uma coisa que me chama a atenção é de que os evangélicos estão prontos a atacar uma novela da Rede Globo, mas estão prontos a amar a emissora por ela oferecer o festival promessas. Não é incoerente? Mas volto a dizer, não defendemos novela e sim consciência cristã.

    • ANTONIA SAES disse:

      SOU ENVANGELICA ,PROCURO SEMPRE FASER A VONTADE DE DEUS ,QUANDO ESTOU FASENDO O QUE NÃO AGRADA A DEUS ,NA ORA DEUS ME REPRENDE SINTO MUITA AFLIÇÃO,PARO DE FASER E PEÇO PERDÃO A DEUS E NÃO FAÇO MAIS ,QUANTO A NOVELA EU ACISTO NUNCA PRESTEI ATENÇÃO NO NOME E NEM EM PEDRA ,SO ACHO QUE TIRANDO O NOME ,ESSA NOVELA ESTA AJUDANDO MUITAS MOÇAS A TOMAR CUIDADO ,O TRAFICO ESTÁ TERRIVEL NO MUNDO TODO ,NÃO COLOCO NADA NO CORAÇÃO NÃO FALTO AOS CULTOS POR NADA ,SINTO QUE DEUS NÃO ESTA TRISTE ,POR ESSA NOVELA .

  56. Ester disse:

    Sinceramente, olhando todos esses comentários me surpreendo com a facilidade e rapidez com que a maioria dos cristãos age pra julgar o outro.
    Galera, vale lembrar que cabe a Deus, e só a Ele, saber quem é batizado no espírito e quem nao é, quem é servo e quem não é.
    E esse negócio de assistir novela ou não, Deus com o tempo te revela como voce deve agir.
    Não assisto novela por princípios meus, por que já tive uma conversa com Deus sobre isso, como Mikaella disse “Como a salvação é individual, é importante deixar claro que cada um opta pelo caminho a seguir.”
    Mikaella, assino em baixo.

    Que o Senhor possa nos revelar cada dia mais sobre a vida que Ele quer para nós.

  57. Teresa Mesquita disse:

    Concordo com que Mikaella disse menos nos ponto de que Espiritismo, candomblé e umbanda não tem nada a ver um com o outro. Eles tem a ver e muito, estão ligados, quem já participou de alguns deles como eu que já fui a um centro espírita podemos ver rituais afros por lá como na Umbanda e Candomblé. É uma mistureba de muita coisa, falam até de Jesus, mas negam seu sacrifício na cruz.

    No restante acredito que hoje nós evangélicos estamos perdendo as estribeiras em muitas coisas, escandalizando mais ainda o evangelho aqui no Brasil, com posturas desrespeitosas com pessoas que professam uma religião diferente da nossa. Se nós devemos imitar a Cristo, o primeiro exemplo é de não faltar com respeito a ninguém e nem forçar a ninguém a aceitar nossas crenças. Cristo morreu por nós, e é pela Graça que somos salvos e não por força e por espada.

    O que acontece é que vivemos num país cheio de diversidades, o Brasil não é cristão como dizem e sim cheio de culturas e religiões diversas e cada um quer defender o seu espaço e seus conceitos, só que defendem acusando e faltando com respeito.

    A cada dia me entristeço vendo Igrejas falindo, irmãos se desviando e saindo das igrejas magoados por seu lideres, e pessoas alienadas sem opinião alguma, feito marionetes nas mãos de pessoas como Bispo Macedo, Malafaia, Valdomiro e tantos outros que estão pregando um evangelho egoísta e falido. São empresas e não Igrejas me desculpem os que insistem em ver algo divino neles!!

    O talibã não é aqui e espero que não vire por causa de nós evangélicos..O evangelho é boas novas de Salvação e liberdade para aqueles a quem Deus chamar, a Graça vem Dele, ou não?

    Vamos ler a Bíblia minha gente, vamos ver se lá o mais afoito de todos, como o Apostolo Paulo em algum trecho agia com hipocrisia e intolerância, ele simplesmente pregava o evangelho e pessoas se convertiam enquanto outras riam e zombavam e até apedrejavam, então ele saia e ia pregar em outros lugares!!

    Ide e pregai o evangelho e cada um vigie porque os dias são maus!!

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm, cabe a nós reter o que será bom pra nossa vida espiritual e ignorar as que não são como ex: Novelas da globo!!

    Será que é preciso nós evangélicos dizemos a nós mesmos que não devemos ver certos programas inúteis e sem princípios? Devíamos dizer isso aos incrédulos, não acham?

    Bom, a Igreja tem chegado a esse ponto, infelizmente, e muitas vezes por puro interesse!!

    Paz a todos!!

    ()(desculpem a carta…rsrsrs)

  58. Marcos disse:

    O mais importante é ter o discernimento e saber o que esta por de trás destas coisas, se alguém não saber, ore a Deus e pesa discernimento, por que as coisa iram piorar.

    A paz do Senhor Jesus.

  59. Kárita disse:

    Olá Mikaella!
    Gostei do seu post.
    Não devemos tomar cuidado só com pessoas de outros credos, mas também de outras denominações cristãs ok?
    Paz amada!

  60. Kárita disse:

    obs.: o cuidado que me referi foi de magoar.

  61. Ana Cassia Negrão disse:

    Meu Deus, quanta idiotice! Esses protestantes não tem o que fazer: jesus não veio pra os sÃs e simpara os doentes. Deveriam preocupar-se com quem realmente precisam de você. a novela é apenas uma trama e vocês preocupados com isso. Deveriam tirar os irmãos do contrabando, como exemplo as feiraguai onde nuito se fregmentam. Deveriam visitar os manicômios, azilos. Hospícios; visitar os irmãos infermos. Se preocupando com Salve Jorge!!! me economizem!!! Idiotas.

  62. Marcus Souza disse:

    Caríssimos não acho que assusta os crente, assusta sim quem coloca uma frase desta num blog, ou até mesmo que defente uma visão tão infima e tacanha; se essa novela tem um cunho anti-biblico, é lógico e evidente que o cristão não deve apoiar, e se tem outros programs, novelas e etc, com o mesmo conteudo, que também nós fiquemos atentos e deixemos de assistir, o que não dá é pra atacar quem coloca sua opinião, como sendo alguém que esta assustado ///// PRA LÁ COM ESSE NEGÓCIO, DEIXA QUANDO CHEGAR PERTO DO FIM QUE VCS VÃO VER. HAMMMM.

  63. Dija Barbosa disse:

    Lendo os blogs cristãos, constato algo que me dá medo: A maioria das pessoas é analfabeta funcional. Sabem ler, mas não sabem interpretar um texto. E isso é um mal do brasileiro.

    O texto da Mikaella foi muito bem escrito e esclarecedor. Mas algumas pessoas preferem ser tendenciosas. Ela não defendeu novelas, ela não defendeu a Globo. Simplesmente ela disse que, nós cristãos, não devemos ser massa de manobra de ninguém.

    Deus te mais forças, Mikaella!

  64. Guta disse:

    Guta disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    20 de fevereiro de 2013 às 12:25

    Uma análise bem resumida acerca de três pontos, embora tenha percebidos outros, mas, em virtude da pressa ficarei somente nestes três:
    1)”Como a salvação é individual, é importante deixar claro que cada um opta pelo caminho a seguir [...] Posso até compartilhar minha visão, mas não posso obrigar ninguém a ser como eu.”
    bases bíblicas:
    Oseias 4:6/Hebreus 3:12,15/Mateus 28:20/Rm 14:19/Ef 4:16/ Ef 4:29/1Co 10:23/1Ts 5:11-11/1Co 8:1/Gl 2,20 – Vivemos numa era onde a informação é instantanea e inumerosa, entretanto, carente em qualidade. O Evangelho tem sido esquecido, consequentemente o mundo tem se afincado na igreja. E por tamanha falta de conhecimento, o povo tem padecido. Sabemos que, primordialmente, é dever de cada um buscar o crescimento espiritual, isto para o nosso bem e tb para estarmos apto a ajudar os mais fracos na fé, sempre com o auxilio do espirito santo. Mas também temos um mandamento para que sigamos as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. De modo que se torne possível que a igreja cresça saudável, em união. A edificação é importante, feita em amor, pois o amor edifica; feita com sábias palavras capazes de promorer a edificação. Palavras torpes? Jamais! A questão aqui não é a nossa “visão”, pois, se somos nova criatura, morremos para nós mesmo e vivemos para Cristo. Então, o certo seria compartilhar a visão de Cristo!
    2)”Sua casa não será amaldiçoada porque você assistiu Salve Jorge.”
    base biblica: Sobre MALDIÇÕES
    a) Idolatria e Ocultismo. (Dt. 2:15;Êx. 20:1-5.
    b) Sexo desnatural (Dt. 27:20-23. – Adultério, incesto (v. 22),bestialidade(v. 21),fornicação,homossexualismo, lesbianismo,masturbação, etc.
    c) Maldições proferidas por representantes de satanás: Médiuns, feiticeiros, etc. (Nm. 23:23;Dt. 18:10-12.
    d) Desobediência generalizada (Dt. 27:26) –As maldições vem quando desobedecemos a Deus. Esta é a causa principal.

    Sobre modo de vida: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
    (Filipenses 4:8-9)

    Na Biblia nao está escrito: “Não assista novela!”
    Mas quando você assiste e logo se alimenta de “cenas de prostituição, adultério, violência, crueldade, desequilíbrio emocional, falhas de caráter, de personalidade.” (retirados do texto acima) No que será que você pensará? Ou você alimenta a carne ou o espirito. Eles militam entre si. (Gl 5: 17) Se vc alimentar mais um, o outro esmurece. E ao ver este tipo de programação, quem você está alimentando? Não há como contestar. A prova é analisar as suas atitudes depois que a sua carne estiver alimentada.
    3)”Um ponto importante também que preciso falar aqui é sobre as diferenças entre as religiões Espírita, Umbanda e Candomblé. Irmãos, pelo amor de Deus, são coisas diferentes.”
    Neste ponto, analisamos um sutil engano. Para nós cristão não nos interessa sobre as particularidades de tais “religiões” ou de qualquer outra. Para nós importa analisar a essencia de todas elas: IDOLATRIA e OCULTISMO!
    É isso que nos importa. E disso PRECISAMOS NOS AFASTAR.

    Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21

    Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
    Apocalipse 21:8

    Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus.
    Levítico 19:31

    Se houve, se há esta campanha, ou qualquer outra que seja… E se há interesses de grupos especificos em relação a esta campanha, o que pode até haver, tal situação não invalida a tentativa de abrir os olhos para o conhecimento da verdade que liberta! Pois muitos estão sendo enganados, não conheceram o verdadeiro evangelho, a essencia dele. Por isso é importante que nós usemos os meios que tivermos para levar a verdadeira palavra do Senhor que converge a Cristo, para que seja possivel receber o Espirito, ser cheio do Espirito e transbordar dp Espírito. O qual, sim, convence do pecado, da verdade e da justiça.

  65. Helena Melo disse:

    Gente.. quanta confusão!!! Deveríamos, todos, estar pensando de uma só forma… o texto de Mikaella foi altamente esclarecedor… Ela defende a prática da fé pura em Cristo e não à novela “Salve Jorge” e demais novelas das emissoras… será que nosso problema é porquê não sabemos ler corretamente um texto (??!), ou somos resistentes à verdade do evangelho??? Humilhemo-nos diante do Senhor de todas as Coisas… com certeza,estamos necessitados, como corpo, de sua sabedoria e inspiração para vivermos as boas obras em Cristo.. com amor de irmã, abraços!

  66. DANNIEL ARRUDA disse:

    não sai água doce e salgada de uma mesma vertente, você esta indo na contramão de sua crença, reveja seus conceitos até por que hoje em dia ser ‘crente’ ficou fácil né?

  67. Klaus Eliphas disse:

    Mikaella Campos,gostei muito da sua matéria.
    Compartilho da mesma ideia que você,pois acredito que não é denegrindo religiões que vamos mostrar que Deus tudo pode.
    Cada um sabe o que é licito para si,não é algo geral,uma espécie de “doutrina”.
    Tem que se acabar com essa alienação que há nos evangélicos em querer dizer que tudo o que não é do meio evangélico é do “diabo”.
    Só para fechar a conversa,creio que devemos de antemão amar as pessoas do jeito que são,pois quem convence as pessoas do pecado é o Espirito Santo de Deus.

  68. Lidiane disse:

    E na brincadeira,cristãos,e não cristãos discutindo,e trocando ofensas,já pararam para pensar como Jesus se sente nesse momento??

  69. Tânia Alves disse:

    A PAZ DO SENHOR JESUS .
    Deus está buscando pessoas que o adorem em Espírito e em Verdade. Que evangelho é este? Pessoas com o mesmo Espírito denegrindo umas as outras.Povo de Deus!!! Incrível como temos capacidade de complicar algo tão simples, tudo por causa de um texto? Amados, podemos concordar e/ou não concordar,o que não podemos, aliás, não devemos é ofender. Belo exemplo de quem se é sal da terra e luz do mundo.
    Que Deus tenha misericórdia de todos nós que dizemos que somos referência de Cristo. Cristãos né?

  70. SARAH SANTOS disse:

    A PALAVRA DE DEUS DIZ Q SE NÓS Ñ PREGARMOS A PALAVRA DELE AO NOSSO PRÓXIMO O SANGUE DESSA PESSOA VAI SER REQUERIDO DA MINHA CABEÇA POR Ñ TERMOS FALADO DA SUA VERDADE!! TENHO CERTEZA MIKAELLA VC SABE DA VERDADE! E DE QUEM REALMENTE SALVA QUEM É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA!! ENTÃO NO DIA DO JUÍZO FINAL O SENHOR DEUS Ñ VAI LHE TER COMO INOCENTE!! E VC DEVE SABER QUAL A CONCEQUENCIA DE QUEM CONHECE A VERDADE E Ñ Á PRATICA!!! A SALVAÇÃO É INDIVIDUAL Ñ VAI SER PASTOR, MAMÃE E NEM PAPAI Q VAI TE SALVAR!!

  71. Ione Magrassim disse:

    Se é pra falar de seguir a Bíblia,porque tantos julgando uns aos outros?
    Sou evangélica, não sigo novelas totalmente por falta de tempo,e do pouco que assisti e ouço daqui do meu pc,onde sempre estou trabalhando,nunca vi nada a não ser a abertura,que tivesse algo a ver com qualquer religião que seja!Na mídia,e principalmente no facebook,o que mais se ve são pessoas insultando e acusando,julgando umas outras,se intrometendo na vida pessoal,espiritual de seus semelhantes,a maioria sentada sobre o se próprio “erro”,”janelas embaçadas”…A máxima o face é meu,posto o que eu quero,tem a tv é minha assisto o que quero,pois de repente é melhor uma pessoa dentro de casa vendo uma novela,um filme,um programa, do que estar na rua, roubando,bebendo,fumando,traficando,ou mesmo sendo morto,sendo assaltado.
    Podem dizer que tenho que rever e tals,mas eu sei de mim…não tenho como saber e nem julgar a vida de ninguém.
    Mateus 7:1-2 “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.”

  72. Fah disse:

    ahahah na boa: SALVE-se quem Puder!?!

  73. Mauro disse:

    SALVE JORGE!!!

  74. Mauro disse:

    O comportamento de parte dos evangélicos é muito
    contraditório. Reverenciam canalhas corruptos como
    o escroto Edir Macedo, o asqueroso Valdemiro Santiago,
    o inescrupuloso Silas Malafaia o cínico RR Soares a
    desqualificada “Bispa” Sônia e demonizam uma novela
    por causa do seu título. Vai entender…

  75. Mona disse:

    Sinceramente não entendo o porque desse bafafá todo…

    Pra quem gosta/ não gosta, estão dando é um senhor IBOPE pra uma novelinha que desde que começou só vejo nas páginas de notícia que tem sido a menor audiência da emissora.

    Se crente não vê novela, pra quê tanto estardalhaço? Sinal que todo mundo fala, fala, mas continua assistindo!

    Há anos que eu, minha casa e minha família, abolimos “novela” da nossa programação.
    Vai estudar, fazer um culto no lar.. Dar uma lida na matéria da escola dominical, da sua faculdade, brincar com seu filho, passear com seu cachorro… sei lá, tanta coisa pra se fazer na vida.
    Ficar plantado na frente da TV não dá proveito a ninguém.
    Me admira é o povo que se diz cristão, passar seu tempo a ver, discutir, semear contenda, seguir modinha, tudo girando em torno dessas tais novelas. Mais impressionante é que só depois que parei de assistir é que percebi o quanto isto permeia e influencia o meio em que vivo, inclusive cristão!
    Não sei o que se passa lá, não quero saber, pouco me importa, e quem assiste, se faz bem ou mal, sinceramente… cada um que preste contas com Deus.

    Quando eu era pequena assistia, porque era a única hora que eu tinha perto da minha família e me aproveitava pra tirar casquinha dos meus entes queridos.

    Na minha casa, depois de casada, mandei bloquear o canal direto na operadora de tv, depois de chegar num consenso com meu marido que o que passa lá, não é o tipo de coisa que queremos que nosso filho assista.
    Pronto. Decisão minha, não quero que ninguém me siga, que não sou GPS, siga a palavra.
    A nível de curiosidade, meu casamento melhorou “da água pro vinho” depois dessa decisão.

    Mas cada um, dependendo da sua comunhão, vai percebendo que certas coisas não agradam… Mas isso cabe ao Espírito Santo, o trabalho dele é que é convencer, o meu é fugir até da “aparência” do mal, e não é falar mal da religião dos outros nem julgar o irmão.

    Domingo passado (ontem) na minha igreja vieram falar exatamente isso, que “crente não assiste essa novela, que quem assiste está sendo amaldiçoado”, e que fulano é o mesmo Ciclano de tal religião lá.

    Tal informação não mudou minha vida em nada, já que não sei do que se trata essa novelinha, e usaram quase 15 minutos do santo culto pra isso…

    Agora descobri a fonte da discórdia: uma campanha no facebook?!

    Muito bom saber de onde as pessoas tem tirado as exortações que levam para as congregações, invés de revelação divina depois de muita oração e jejum, agora vem direto por pressão virtual em massa.
    Já não basta os pregadores que imitam as “grandes pregações” de pregadores famosos, até nas vírgulas, os que trazem o conteúdo de um livro ou livreto, agora podemos chegar na igreja e nos deparar com o conteúdo completo de alguma página no facebook.
    Só está “tranquilo” na igreja engolindo todo tipo de sermão hoje em dia quem não assiste dvd’s de pregações, não lê os livros das publicadoras evangélicas e agora, os que não acessam as páginas cristãs na internet.
    Foi-se o tempo em que se “cavava poço” buscando palavras para levar alimento às ovelhas do rebanho. Hoje está tudo muito secular, circunstancial e raso, trata-se os sintomas invés de se arrancar a causa dos males… Uma geração sem amor, sem limites, sem educação, sem conhecimento da palavra… e vão se preocupar com que andam assistindo???

    Se falar de novela é a prioridade do povo de Deus, e não ajudar ao próximo, levar amor, fazer evangelismo, fazer com que o “eu e MINHA CASA serviremos ao Senhor” seja realidade em nossos lares… Aí sim a coisa está desandando.

  76. Neto Silva disse:

    Meu Deus!!!!

    Cada um tem um pensamento…Acreditamos em algo;defendemos alguma fé !! Em quanto toda esta impertinência ao um denominador comum?,Satanas diverte-se com todos estes movimentos de achar ou não achar!!
    Deus nos ama!! BASTA!!
    Sou catolico…..E daí?? Escolhi a melhor parte”DEUS”!
    >> Vamos nos entender em nossa ralidade: J E S U S!!

    DESCULPE-ME POR ENTRAR SEM SER CHAMADO!!

  77. Demian disse:

    Ótimo texto, reação previsível dos fundamentalistas.

  78. élida disse:

    Gostei da sua interpretação e concordo com suas colocações. A humanidade está preocupada em defender o templo, a religião e esquecendo de defender o amor. Comecei a ler os comentários e fiquei triste e angustiada, em saber que mesmo com os textos bíblicos na ponta da arma, desculpe, na ponta da língua, é capaz de permanecer na Ira. A falta de amor é sim o final dos tempos NA MINHA OPINIÃO.

  79. Wanderlei disse:

    O problema não está na novela em sí, mas nos valores que ela prega e ensina! O Salmo 1 diz que um filho de Deus não deve andar conforme o conselho dos ímpios! E daí vem a pergunta: Em que momento dessa novela houve algum conselho para que as pessoas se aproximassem de Deus? Em qual momento houve algum valor cristão sendo ensinado?
    Em Romanos 12, somos exortados a não andar conforme esse mundo mau, regido pelo diabo e seus asseclas! Não aconselho um crente a assistir novelas, sejam elas “globais ou recordais”! Penso que existem atividades e programas bem mais úteis para ocupar nossa mente e coração! Ou somos de Deus, ou somos do diabo! Não há meio termo, a luta é ferrenha e há uma cruz a carregar!
    Quanto à questão da maldição, penso que qualquer pessoa que tomar para sí esses valores ensinados nas novelas como meio de vida, viverá sim uma vida amaldiçoada e desgraçada, pois não consigo ver nenhuma benção para aqueles que estão distantes de Deus e de seu amor! A não ser que sejam alcançados pela graça, e assim deixem de amar as coisas esse mundo e as coisas que há nele! É…viver de forma santa e digna não é nada fácil, não?

  80. lia disse:

    meu Deus……. cadê DEus na vida de voces? estou triste de ter lidos tantos comentarios e um discutindo com outro,,,” creio que cada um sabe a verdade…a palavra ,sabe o que é certo e errado, é so tomar posição ..cada um tem sua opinião certo e.correto….. ” mas sempre vigiai e orai amados” no final quem vai jugar é Deus!!!!!!!!! abraçuu a todos :)

Deixe uma resposta